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Registros recuperados : 20 | |
5. | | PIRES, M. F.; PEREIRA, M. P.; CASTRO, E. M. de C.; BARBOSA, S.; PEREIRA, F. J. Micromorfometria foliar de Schinus molle L. (Anarcadiaceae) em diferentes alturas na copa. Cerne, Lavras, v. 21, n. 1, p. 17-25, 2015. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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9. | | PEREIRA, M. P. dos S.; QUEIROZ, J. M.; VALCARCEL, R.; MAYHÉ-NUNES, A. J. Fauna de formigas como ferramenta para monitoraramenton de área de mineração reabilitada na Ilha da Madeira, Itaguaí, RJ. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 17, n. 3/4, p. 197-204, jul./dez. 2007. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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10. | | DELGADO, K. F.; PEREIRA, M. P.; FRASÃO, B.; VIEIRA, C. P.; BRIGIDA, A. I. S.; CONTE JUNIOR, C. Physicochemical and microbiological effects of different sonication times on goat's milk yogurt. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS , 12., 2017, Campinas. Ciência de Alimentos e seu Impacto no Mundo em Transformação. Campinas: UNICAMP, 2017. SLACA, 12. De 4 a 7 de Novembro de 2017. Ref. 71861. Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
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11. | | DÍAZ, A. S.; AGUIAR, G. M.; PEREIRA, M. P.; CASTRO, E. M. de; MAGALHAES, P. C.; PEREIRA, F. J. Aerenchyma development in different root zones of maize genotypes under water limitation and different phosphorus nutrition. Biologia Plantarum, v. 62, n. 3, p. 561-568, 2018. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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13. | | ARAUJO, S. N.; MATRANGOLO, W. J. R.; TARABAL, L. M.; MIRANDA, G. A.; NETTO, D. A. M.; PEREIRA, M. P. R. Análises das sementes de Cratylia argentea: conservada em garrafas PET. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 7., 2011, Fortaleza. Ética na ciência: agroecologia como paradigma para o desenvolvimento rural. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2011. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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14. | | PIRES, M. V.; FREITAS, B. S. M. de; PEREIRA, M. P.; PEREIRA, F. J.; MAGALHAES, P. C.; CASTRO, E. M. de. Modificações anatômicas radiculares de dois genótipos de milho sob déficit hídrico. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 32., 2018, Lavras. Soluções integradas para os sistemas de produção de milho e sorgo no Brasil: resumos. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2018. p. 102. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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15. | | MIRANDA, G. A.; MATRANGOLO, W. J. R.; ARAUJO, S. N.; MOREIRA, J. A. A.; PEREIRA, M. P. R.; SILVA, I. H. S. da. Cratylia argentea: produção de fitomassa e crescimento em sistemas de aléias na Região Central de Minas Gerais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 7., 2011, Fortaleza. Ética na ciência: agroecologia como paradigma para o desenvolvimento rural. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2011. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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16. | | FREITAS, B. S. M. de; PIRES, M. V.; PEREIRA, M. P.; PEREIRA, F. J.; MAGALHAES, P. C.; CASTRO, E. M. de. Densidade estomática e trocas gasosas foliares de dois genótipos de milho sob déficit hídrico. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 32., 2018, Lavras. Soluções integradas para os sistemas de produção de milho e sorgo no Brasil: resumos. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2018. p. 94. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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17. | | COSTA, A. M. da; PEREIRA, M. P. R.; HORTA, I. de M. F.; VIANA, J. H. M.; FOLLADOR, M.; FERREIRA, T. L. Qualidade física e química de solos de uma propriedade rural atingida pelo desastre de Mariana em Minas Gerais. In: SIMPÓSIO MINEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 4., 2017, Viçosa, MG. Solos no espaço e tempo: trajetórias e tendências: anais. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2017. p. 332-334. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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18. | | PEREIRA, M. P. de C. F.; COSTA, E. V. S.; PEREIRA, B. L. C.; CARVALHO, A. M. M. L.; CARNEIRO, A. de C. O.; OLIVEIRA, A. C. Torrefação de cavacos de eucalipto para fins energéticos. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 36, n. 87, p. 271-275, jul./set. 2016. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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20. | | COSTA, A. M. da; SALIS, H. H. C. de; ARAÚJO, B J. R. S.; MOURA, M. S. de; SILVA, V. C. da; OLIVEIRA, A. R. de; PEREIRA, M. P. R.; VIANA, J. H. M. Potencial de uso conservacionista em bacias hidrográficas: estudo de caso para a bacia hidrográfica do rio Gualaxo do Norte-MG. Revista GEOgrafias, v. 27, n. 2, p. 127-147, 2019. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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Registros recuperados : 20 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Milho e Sorgo. |
Data corrente: |
28/04/2023 |
Data da última atualização: |
10/04/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MIRANDA, G. A.; MATRANGOLO, W. J. R.; MOREIRA, J. A. A.; RESENDE, M. Q. de; PEREIRA, M. P. R. |
Afiliação: |
GABRIEL AVELAR MIRANDA; WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; JOSÉ ALOÍSIO ALVES MOREIRA, Embrapa Milho e Sorgo; MARÍLIA QUEIROZ DE RESENDE, CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SETE LAGOAS; MAX PAULO ROCHA PEREIRA. |
Título: |
Siimulador de erosão como prática educativa para conservação de solos. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A popularização da ciência surge como necessidade para que todo cidadão torne-se ativo colaborador no processo de mudanças paradigmáticas necessária na construção da nova civilização sustentável. Faz-se necessário disponibilizar informações de forma clara, que considere a complexidade inerente ao atual estágio de desenvolvimento de nossa sociedade. Como contraponto, a tecnologização da vida vem omitindo relações ecológicas, processos fundamentais à vida e sua continuidade. A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõe relações que podem ser melhor compreendidas se considerado sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como de ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual, podendo ser utilizando em classes com menores graus de instruções de escolaridade, assim como produtores semi-analfabetos, crianças em formações escolares em andamento e até níveis mais altos de escolaridade. |
Palavras-Chave: |
Ciência do solo; Ecoalfabetização; Popularização da ciência. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1153437/1/Simulador-de-erosao-como-pratica-educativa.pdf
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Marc: |
LEADER 02001nam a2200193 a 4500 001 2153437 005 2024-04-10 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMIRANDA, G. A. 245 $aSiimulador de erosão como prática educativa para conservação de solos.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo$c2011 520 $aA popularização da ciência surge como necessidade para que todo cidadão torne-se ativo colaborador no processo de mudanças paradigmáticas necessária na construção da nova civilização sustentável. Faz-se necessário disponibilizar informações de forma clara, que considere a complexidade inerente ao atual estágio de desenvolvimento de nossa sociedade. Como contraponto, a tecnologização da vida vem omitindo relações ecológicas, processos fundamentais à vida e sua continuidade. A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõe relações que podem ser melhor compreendidas se considerado sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como de ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual, podendo ser utilizando em classes com menores graus de instruções de escolaridade, assim como produtores semi-analfabetos, crianças em formações escolares em andamento e até níveis mais altos de escolaridade. 653 $aCiência do solo 653 $aEcoalfabetização 653 $aPopularização da ciência 700 1 $aMATRANGOLO, W. J. R. 700 1 $aMOREIRA, J. A. A. 700 1 $aRESENDE, M. Q. de 700 1 $aPEREIRA, M. P. R.
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Registro original: |
Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS) |
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